quinta-feira, 22 de março de 2012

auto estima feminina


                 Ola pessoal!!!!! Dois dias sem postar e parecem mil!!!! viciei!
Bem, deixo para vocês o texto da psicóloga Alessandra Abreu, especializada no universo feminino, que vem trazer para nós esclarecimentos bem legais sobre conflitos internos...você sabe do que eu to falando né? 
Então vamos ao texto:                                         



 A Auto-Estima da Mulher


Costumamos procurar nosso salão de beleza preferido para, obviamente, nos sentirmos mais bonitas, mais confiantes e com a auto-estima elevada à milésima potência!!! Corretíssimo, realmente é o lugar certo para cuidarmos de tudo isso! Mas estou aqui hoje para lembrá-las da importância do auto-cuidado não somente com a nossa beleza, mas com tudo o que faz parte e preenche o nosso universo feminino.
Tão importante quanto olharmo-nos no espelho e nos sentirmos bem, é a atenção que dedicamos diariamente ao nosso bem-estar emocional. Ele também representa um grande refletor de luz e beleza.
O segredo para alcançarmos o bem-estar emocional não é nenhum mistério. Entretanto, também não vem de nenhuma receita rápida ou mágica.
A resposta está na Dedicação (dedicar a ação)! Sim, na vontade de dedicar parte de nossa atenção a nós mesmas. Entre todos os compromissos que tomam a nossa atenção na vida cotidiana (profissão, família, estudos, vida social etc), é preciso haver a intenção de reservar parte de todo o tempo utilizado na dedicação ao nosso momento.
Isso significa que o sentido do amor-próprio e da auto-estima dependem do quanto de atenção conseguimos dedicar a nós mesmas e a nossa vida interna.
Gostaria de deixar duas outras definições com vocês, para reflexão.  A primeira definição é a da palavra Intenção. Pois só alcança a dedicação ao equilíbrio e bem-estar emocional quem tem em primeiro lugar, a intenção fazer esta conquista. E em seguida, a definição de Amor-Próprio e Auto-Estima, dois aspectos essenciais na uma integração completa entre a nossa persona exterior e a nossa vida interior.
Vamos lá:
Intenção: intimamente ligada à noção de que somos capazes de interferir em tudo o que acontece dentro do nosso universo e ao nosso redor, a partir das nossas expectativas. É preciso haver a intenção de dedicar atenção às nossas necessidades emocionais, pois só assim a consciência se encaminhará para esta realização.
Amor-próprio e auto-estima: nossa capacidade de descobrir, reconhecer e validar nossos caminhos internos de fluidez, honrando nossas necessidades e aprendendo a oferecer benefícios ao Ser Integral (Corpo, Mente, Alma) que somos. É preciso aprender dar ouvidos à voz interna da Alma!
Portanto, o apoio para se desenvolver o Auto-Cuidado está nestes conceitos. É preciso querer fazer o bem a si mesma. Cuidar de dentro para que a vitalidade, a saúde, a beleza e a luz se reflitam de dentro para fora! E cuidar igualmente da beleza externa, porque ela é um apoio extremamente importante para a nutrição emocional interna!

Alessandra Abreu
Psicóloga e Psicopedagoga – Especialista em Psicologia do Feminino
CRP 06/79656
Clínica Reabilita Terapias Naturais
Contato: 11 9245 5220 / 11 4427 5759

2 comentários:

  1. Alê,
    Nós mulheres,principalmente qdo nos tornamos mães e esposas, temos a mania de se achar na obrigação de agradar a todos, esquecemos de agradar a nós mesmas....Amei as dicas!!!vamos tentar colocá-las em prática...
    Bjs
    Adri Voltolin

    ResponderExcluir
  2. Verdade Dri!!!!
    concordo com voce!!!!
    amor próprio, auto estima e cuidar de sí: conceitos necessários para mudar de dentro pra fora, valorizando nosso eu interior!e exteriorizando isso!!!!
    Nossa, não esperava um texto tão impactante, arrasou!
    Parabens Ale!!!!
    bjs meninas!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário ou sugestão!Faz uma diferença...